Sweet Nina

Bolos e Doces decorados, em especial os da Confeitaria Americana.


Aplle Pies, Brownies, Cookies, Bar´s, Bolos, tortas , Doces e muito, muito mais...

terça-feira, 22 de junho de 2010

B-Day a lá baby!


Mãe, você vai fazer bolo no seu aniversário?
Bolo filha? Você quer?
Quero mãe, mas colorido, áh !E eu decoro


Ingredientes massa colorida:
1 e 1/4 xícara de farinha de trigo peneirada -peneire primeiro, só depois meça
3/4 xícara de açúcar
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 ovo em temperatura ambiente
3/4 xícara de óleo vegetal
1/2 xícara de buttermilk* caseiro em temperatura ambiente
em 1/2 xícara de leite adicione 1/2 colher (sopa) de limão.
Deixe descansar por cerca de 10 minutos.
5 ml de corante roxo
1/2 colher (chá) de vinagre (vermelho ou branco)
Ingredientes para a massa branca:
1 e 1/4 xícara de farinha de trigo peneirada
-peneire primeiro, só depois meça 3/4 xícara de açúcar
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio peneirado
1 ovo em temperatura ambiente
3/4 xícara de óleo vegetal
1/2 xícara de buttermilk* caseiro em temperatura ambiente
1/2 colher (chá) de vinagre (vermelho ou branco)
Modo de Preparo: o procedimento é igual, o preparo é o mesmo, porém em uma acrescenta-se o corante.Em uma tigela, junte os ingredientes secos. Reserve.Em uma outra tigela, junte o ovo, o óleo vegetal, o buttermilk caseiro ,o vinagre e o corante caso seja a massa colorida. Misture bem e agregue os ingredientes secos.Disponha a massa em uma fôrma -diâmetro 17cms- forrada com papel manteiga no fundo ,untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido a 180oC. por cerca de 35 minutos ou até assar – teste do palito.Desenforme quente e deixe esfriar por completo antes de iniciar a montagem.
Ganache Branca:
500 grs de chocolate branco
300 ml de creme de leite
Modo de Preparo:
Leve o chocolate para derreter no microondas, em potência média por cerca de 2:30minutos ou até que esteja derretido. Adicione o creme de leite, misture bem e leve a geladeira até firmar levemente.
O modo de preparo das massas colocarei aqui o receita original da chocólatra mor, mais sabida do assunto, porque a explicação dela está perfeita. Si não conseguiria reescrever melhor.
"Depois de assadas, recortei a tampinha com o intuito de nivelar o bolo e novamente o cortei no meio,no sentido horizontal, para obter dois discos de mesma altura. Faça este processo com as
duas massas assadas, tomando o cuidado de cortar todos discos na mesma altura.Feito isso, pegue uma régua e meça a altura de seu disco. Desenhe um molde redondo em um sulfite do tamanho do bolo-tome a assadeira como base ou desenhe no computador- e vá desenhando anéis de fora para dentro, com espaçamentos iguais à altura do disco -i.e. se a altura do seu disco é de 2 cms, considere 2 cms para os espaçamentos dos anéis. Recorte e posicione um anel de cada vez sobre o bolo-do maior para o menor- e vá cortando delicadamente o bolo com uma faca de ponta, tendo como base a linha da curva interna de seu anel e proceda desta forma até findar o disco -veja a foto abaixo. Faça este trabalho com os 4 discos de massa.Agora vem a parte divertida: solte os anéis delicadamente -sugiro que vc leve para congelar por uns 10 minutinhos antes de fazer isso- e remonte os seus quatros discos, formado agora por anéis de cores intercaladas-não usei nada para colar, foi tudo no encaixe. No prato de servir, disponha o primeiro disco e passe uma fina camada de ganache. Não exagere na quantidade, senão você não obterá um efeito xadrez perfeito. Disponha o segundo disco, observando que a cor do anel externo do segundo, deve ser diferente do anel do primeiro disco. Proceda desta maneira até findarem os discos. Cubra com a ganache e decore a gosto. "
As fotos e explicações completas você conferir aqui
Parece difícil, mas não é, ou é??
Por que eu iria querer outra coisa da vida...









Nenhum comentário:

Postar um comentário